quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Como criar uma rede enorme

A tua lista de contactos é o teu maior activo na criação de uma rede.

Imagina mentalmente uma grande rede e de seguida começa a criá-la.
Podes usar papel mas talvez te dê mais jeito usares uma folha de cálculo onde vais poder adicionar elementos de qualificação. Pensa em termos locais, nacionais e internacionais.

As tuas fontes de contactos podem ser: a tua agenda pessoal, o teu telemóvel, os teus colegas de escola e do trabalho, empresários conhecidos, sócios da empresa onde trabalhas, antigos relacionamentos, executivos de empresas, familiares, vizinhos, profissionais de determinadas profissões, pessoas com problemas de saúde, etc.

Pensa no processo de criação da tua lista como um acto positivo em que te vais ligar com pessoas que gostas, em que confias e com as quais vais interagir para o resto da tua vida.

Embora alguns contactos sejam mais chegados, lembra-te que alguns contactos com os quais tens menor relacionamento podem tornar-se mais eficientes na tua rede do que alguns dos teus melhores amigos. Como tal deves tratar todos os contactos como se fossem ouro até descobrires se eles têm o perfil para pertencer à tua rede.

Lembra-te que tens de seleccionar pessoas que tal como tu tenham capacidade de criar uma rede.

Começa com os teus primeiros 25 contactos seleccionados sem julgamento prévio. Confirma o potencial de cada um deles tendo como base as seguintes características:
  • Trata-se de pessoas optimistas - os pessimistas raramente conseguem ter sucesso;
  • São pessoas com credibilidade e influência na sua comunidade;
  • Estão dispostas a serem ensinadas e têm capacidade para apreender;
  • São pessoas com quem vais gostar de trabalhar.
Começa pelas pessoas localizadas na tua área com as quais terás mais facilidade de te relacionares e formar uma equipa que promove a energia, a lealdade e o sentido de comunidade.

De seguida toma nota dos teus potenciais clientes, particulares e empresas. Selecciona as pessoas que não querem entrar no teu projecto mas que têm potencial para comprar os produtos da companhia que representas. Comercializar produtos é essencial para conseguires resultados lucrativos.

Pratica a tua capacidade de contacto com o teu mentor pois ele está completamente interessado no teu negócio e tem experiência e conhecimento na apresentação do teu projecto.

Uma maneira eficaz de fazeres crescer a tua rede é através do pedido de referências de outras pessoas. Pergunta a todas as pessoas a quem apresentas o teu projecto e que não se juntam a ti se conhecem pessoas que gostariam de entrar na tua rede. Pede-lhes um grande favor e pergunta-lhes:
  • Eu quero expandir a minha rede. Se estivesse no meu papel de ajudar outras pessoas a encontrar uma oportunidade para mudar a sua vida para melhor, quem convidarias para este projecto?
  • Que pessoas conheces com visão empresarial?
  • Quem é o teu médico? Quem é o teu "personnal trainer"? Quem é o teu contabilista? Etc.
Não te esqueças de lhe pedir permissão para os contactares.

Para saberes como podes criar a tua própria rede ou mesmo duplicar os teus rendimentos actuais, clica aqui.

1 comentário:

  1. Muito bom! Artigos como esses ajudam muito quem já está há alguns anos na estrada e que já "queimou" sua lista, fazendo coisas erradas. Eles nos lembram e nos ajudam com o trabalho de desenvolver novos profissionais, antes que eles detonem suas listas de contatos.

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