Que será do Pedro Passos Coelho se não tiver o Partido Socialista a dar-lhe uma mão para poder formar governo?
Que seria do Marcelo Rebelo de Sousa, do Pedro Santana Lopes, do Aníbal Cavaco Silva se eles não estivessem todos a trabalhar em equipa no Partido Social Democrata?
Pois é! Enquanto estas personagens se divertem a "gerir" o nosso dinheiro, todos nós precisamos de trabalhar para ganhar a vida.
Mas é horrível:
- Ter um chefe que só conta com ele, tipo Ricardo Salgado do Banco Espírito Santo;
- Trabalhar a recibos verdes;
- Fazer turnos de 24 horas;
- Não ter disponibilidade para ir tratar dos problemas de saúde;
- Etecetra, etc, etc, etc...
Mas há pessoas que conseguem ganhar a vida com prazer.
O importante é pertencer a uma equipa. Assim como o Sport Lisboa e Benfica precisa de quem marque os golos, as empresas também precisam de pessoas que dêem o empurrão certo para que os consumidores usem os seus produtos:
- Um amigo meu tinha um negócio de retalho. Com a concorrência das grandes superfícies começou a viver uma vida miserável e não conseguiu resistir. Um dia decidiu associar-se a uma empresa de venda directa para revender produtos de nutrição, de beleza e para cuidar da casa. Inscreveu-se online e agora trabalha quando quer e precisa. Formou uma equipa e só precisa de dar o toque certo na altura certa para as coisas acontecerem sem stress.
- Uma senhora minha conhecida era empregada numa loja de retalho numa cidade do interior. Começou a divulgar produtos de cosmética aos familiares, amigos e conhecidos. Formou uma equipa de revendedores que ela gere a partir de casa e tem tido tão bons resultados que a empresa até já lhe atribuiu um carro de serviço. Só tem de dar o toque certo na altura certa para manter a equipa a funcionar.
- O Zé é um "geek informático" que só vê computadores. Estava desempregado há muito tempo. Ia fazendo uns biscates junto da família e dos amigos para resolver aqueles problemas dos computadores que nós todos conhecemos. Era o amigo informático que actualmente toda a gente gosta de ter. Um dia quando foi ao balcão pagar o café que tinha acabado de beber perguntou a quem o estava a atender onde tinha comprado o POS. Ligou para a empresa que vendeu o software de facturação ao café e passou a ser consultor comercial dela. Agora além de ensinar os amigos a comprar computadores, impressora e outros periféricos na loja online da empresa, ainda ajuda os comerciantes da zona dele a comprarem as actualizações do software de facturação. O Zé é um elo importante da equipa e é recompensado por todas as ajudas que dá aos comerciantes e aos amigos.
Basta a estas pessoas ter um smartphone ou um tablet para conseguirem trabalhar enquanto passeiam e se divertem a conviver com os amigos.
Às vezes mudar a nossa atitude é o suficiente para começar a ganhar a vida com prazer.
A vida só se vive uma vez e não há grandes hipóteses de a adiar com indecisões.
Experimente agora:
Talvez consiga dar um volta positiva na sua vida com um mínimo de dedicação.
Bom resto de dia.