sexta-feira, 16 de março de 2012

Marketing de Rede

Venda Directa (Direct Selling), Marketing Multinível (Multilevel Selling) ou Marketing de Rede (Network Marketing) são os vários nomes que podemos encontrar para um sistema de distribuição ou uma forma de marketing que movimenta produtos e serviços com valor comercial, directamente do fabricante para o consumidor final, através de uma rede de distribuidores independentes.

Não existem grossistas, armazenistas, retalhistas ou grandes distribuidores, tal como grandes hipermercados, a servir de intermediários entre o fabricante do produto e o consumidor final. Estima-se que dos 100% do preço pago pelo consumidor, só 30% desse valor chega ao fabricante ou produtor, ficando os restantes 70% na mão desses intermediários.

No caso das organizações de marketing de rede, esses 70% são distribuidos pelos participantes nessa rede.

Ao participar na rede, o distribuidor independente pode obter rendimentos por três meios possíveis:
  1. Como Consumidor - adquire os produtos que vai consumir directamente ao fabricante com desconto à volta de 30%
  2. Sendo Representante - adquire os produtos directamente ao fabricante com desconto à volta de 30% e vai vendê-los a empresas ou particulares ao preço de mercado
  3. Criando uma Rede - o distribuidor convida outras pessoas a aderir à sua rede e ajuda-os a agir seguindo um, dois ou mesmo os três meios aqui mencionados para obter rendimentos
O distribuidor independente não tem vínculo de emprego com a empresa de marketing de rede e actua como um empresário independente. Isto reduz o número de funcionários necessários na empresa sendo assim um fator de redução de custos.

As empresas que decidem implementar a sua distibuição através do marketing de rede aumentam a sua margem de lucro pois além de reduzirem os gastos de distribuição devido a ausência de intermediários, tem os gastos de publicidade reduzidos. Os distribuidores independentes da empresa encarregam-se de divulgar os produtos e a marca.

Os produtos mais frequentemente comercializados são:
  • Suplementos nutricionais e vitaminas
  • Higiene pessoal
  • Higiene oral
  • Perfumaria
  • Protectores solares
  • Cosmética feminina e masculina
  • Higiene e limpeza (lar e industrial)
  • Sistemas de tratamento de água
  • Trem de cozinha a vapor

O negócio de marketing de rede é um negócio de biliões. Entre as maiores empresas com idoneidade aderentes ao marketing de rede podemos salientar por ordem decrescente de facturação: Avon, Amway, Herbalife, Natura, Vorverk, Mary Kay, etc.

A Amway foi pioneira neste tipo de distribuição tendo sido fundada em 1959.

Muitos são os aderentes às companhias de marketing de rede. Os especialistas dizem que o marketing de rede é a evolução natural do franchising.

Na escolha de uma empresa de marketing de rede é importante verificar quais os produtos distribuídos. Os produtos de primeira necessidade e de consumo repetido asseguram um nível constante de rendimento na rede.

Também é importante estudar bem o plano de negócio da empresa para verificar como os rendimentos são distribuídos pelos participantes.

Convém escolher companhias que não exigem investimentos iniciais de entrada e que não obriguem à compra regular de produtos. É aconselhável escolher uma que permita a compra dos produtos baseada nas necessidades que vão surgindo. Assim compra-se mais barato que no mercado tradicional e consomem-se produtos de qualidade.


Eu desisti da Amway quando me cancelaram a minha inscrição e criei a minha alternativa.


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